FAQs

PERGUNTAS FREQUENTES

1.CERTIFICADOS E PATENTES

As máscaras Sanavie TOP são certificadas pelo Citeve com Nível 90%, com uma eficiência de filtração de 99% após 25 lavagens.

As máscaras Sanavie Basic são certificadas pelo Citeve com Nível 70%, com eficiência de filtração 88%, após 25 lavagens.

Consulte os certificados aqui.

Uma máscara Nível 2 tem uma eficiência superior a 90% a filtrar partículas de 3 mícron enquanto uma máscara Nível 3 tem uma eficiência entre 70% e 89% a filtrar partículas dessa dimensão.

Até recentemente, em Portugal as máscaras tinham certificação Nível 2 quando tinham eficiência de filtração superior a 90%. Por uma questão de harmonização europeia, esta certificação passou a denominar-se Nível 90% e passou a reger-se pela norma europeia CWA 17553:2020.

Sim, as máscaras Sanavie são certificadas pelo CITEVE de acordo com a norma Europeia CWA 17553:2020. Consulte aqui.

Sim, existem 2 patentes associadas à Sanavie Mask que pode consultar aqui.

2.MÁSCARA SANAVIE

A máscara Sanavie Top foi certificada pelo Citeve, de acordo com a norma europeia CWA 17553:2020, com uma eficiência de filtração de 99% das partículas de 3 mícron, equivalentes em tamanho às goticulas (“droplets”) mais pequenas que transportam o vírus SARS-COV-2.

Consulte o certificado aqui.

Devido à rápida proliferação das novas variantes do COV-SARS-2, os países europeus estão a recomendar a utilização de máscaras de eficiência de filtração superior a 90%.

A Sanavie Mask TOP, com 99% de eficiência de filtração, é das máscaras mais eficientes para impedir que as gotículas mais pequenas cheguem até nós.

Por outro lado, dado que existe um elástico à volta de todo o rosto e um clip metálico na zona do rosto as fugas de ar para o interior são residuais.

As máscaras Sanavie diferenciam-se das máscaras cirúrgicas por:

• Maior eficiência de filtração (99% versus 95%);

• Melhor respirabilidade;

• Polui menos o ambiente;

• Quem tem de usar máscaras por longos períodos prefere o sistema de elásticos atrás da cabeça;

• As máscaras cirúrgicas não se adequam ao rosto pelo que não protegem quem a usa, pois existem fugas de ar para o interior.

Porque a lavagem permite relaxar as fibras, reduzindo o tamanho dos orifícios por onde o ar circula.

As máscaras Sanavie são 100% produzidas em Portugal.

Sim, devido ao elástico perimetral à volto do rosto e ao clip nasal que se adequa à zona do nariz, o embaciamento dos óculos é drasticamente reduzido durante a respiração, desde que o clip nasal esteja corretamente colocado.

A Sanavie Mask TOP está disponível em preto, branco, vermelho e azul marinho.

A Sanavie Mask BASIC está disponível em preto e branco.

Existem dois formatos de elásticos: elásticos nas orelhas (os mais comuns) e elásticos cruzados (que vão pela parte de trás da cabeça) que são mais indicados  para grandes períodos de utilização, dando maior conforto e comodidade.

As máscaras Sanavie são produzidas em TNT 100% Polipropileno. O clip nasal é de aço inoxidável e os elásticos são em elastodieno tricotado a poliéster.

A perfeita adequação da máscara ao formato e ao tamanho do rosto é um fator crítico de sucesso para a eficácia da máscara.

Uma máscara que não se adeque perfeitamente ao rosto permitirá a entrada do ar contaminado por essas folgas, mesmo estas parecendo pequenas.

O tamanho mais comum para homens é o ML enquanto que o SM é o mais comum para senhoras.

Para uma correta aferição do tamanho da sua máscara deve medir a sua distância Selium-queixo (distância h na imagem).

TamanhoDistância h
XL15,6 – 17 cm
ML14,1 – 15,5 cm
SM12,6 – 14 cm
XS10 – 12,5 cm

Sim, todas as máscaras Sanavie têm uma etiqueta com a indicação do tamanho, o nível de proteção e o nº do certificado CITEVE.

A adequação é quase perfeita e é conseguida por 3 fatores:

1) As máscaras Sanavie são disponibilizadas em 4 tamanhos para que a adequação ao rosto seja o mais perfeita possível;

2) O elástico perimetral permite uma adequação total da máscara ao rosto;

3) O clip nasal em aço inox permite a adequação da máscara ao nariz.

As máscaras Sanavie podem ser pedidas com elásticos atrás da cabeça, a solução ideal para o desconforto nas orelhas de que as pessoas tanto se queixam.

Não é possível fazer uma correspondência entre a certificação 90% (norma CWA 17553:2020) e a certificação FFP2 (norma EN 149). A primeira exige que as máscaras tenham uma eficiência de filtração de pelo menos 90% para partículas de 3 mícron, enquanto a segunda exige uma eficiência mínima de 94% para partículas de 0,3 mícron.
As máscaras Sanavie diferenciam-se das máscaras FFP2 ou N95 ou KN95 por:

• Apresentarem, após 25 lavagens, uma eficiência de filtração de 99% para partículas de 3 mícron, o tamanho mais pequeno das gotículas que transportam o vírus, o valor mais alto em máscaras semelhantes;

• Proporcionarem uma muito melhor respirabilidade e projeção de voz, devido ao tipo de materiais usados, do que as FFP2 quando bem adstritas ao rosto;

• Conseguirem uma perfeita adequação ao rosto, consequência do modelo patenteado;

• Serem menos agressivas para o ambiente, pois as FFP2 são de utilização única, enquanto que as máscaras Sanavie são reutilizáveis;

• O custo por utilização das Sanavie Mask é muito mais baixo.

Sim, as máscaras Sanavie proporcionam uma respirabilidade substancialmente melhor que outras máscaras similares, obtendo, no seu processo de certificação, uma pressão diferencial de 15 Pa/cm2, um valor bastante inferior ao das máscaras cirúrgicas (quanto mais baixo o valor melhor a respirabilidade) e ao de outras máscaras nível 2 de tecido.

Esta característica deve-se às máscaras Sanavie serem produzidas em TNT com fibras de curta dimensão, fazendo com que haja mais canais de passagem.

3.INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

Segurando a máscara pelos elásticos, encaixar a máscara pela parte de baixo do queixo e encostar de seguida ao nariz. Depois da máscara encaixada no rosto, colocar os elásticos da seguinte forma:

• Elásticos nas orelhas – Prender nas orelhas;

• Elásticos cruzados – Passar os elásticos pela parte de trás da cabeça,  direcionando o elástico superior por cima da orelha e o elástico inferior por baixo da orelha, conforme se observa na imagem abaixo.

À semelhança de todos os artigos têxteis, as máscaras Sanavie devem ser lavadas antes da primeira utilização. Por outro lado, a primeira lavagem faz subir a eficiência de filtração do tecido pois a lavagem permite relaxar as fibras, reduzindo o tamanho dos orifícios por onde o ar circula.

As máscaras podem ser lavadas à mão ou na máquina de lavar, sendo recomendado levar a temperaturas de 60ºC para danificar o vírus, utilizando-se os detergentes de limpeza habituais.

Os amaciadores são proibidos nas máscaras de proteção covid.

Não espremer ou torcer a máscara sob o risco de ficar com vincos, quer na lavagem manual quer na máquina de lavar.

Pode-se passar a máscara a ferro à temperatura de 110 ºC, temperaturas acima poderão derreter o tecido filtrante.

Na lavagem à máquina o clip nasal deve ser retirado, sob o risco de ficar muito contorcido.

A máscara Sanavie tem uma abertura na parte superior direita para retirar/introduzir o clip Nasal.

A utilização do álcool apenas permite eliminar o vírus. A lavagem permite a higienização e a desinfeção da máscara.

Os materiais não se degradam com o mergulhar em agua a 100ºC, mesmo os elásticos. No entanto, desaconselhamos esta prática dado que os testes laboratoriais da certificação foram feitos a 60ºC.

Após a colocação da máscara deve-se ajustar o clip metálico pressionando os dedos na base do nariz, tendo como preocupação garantir que se sente pressão na base do nariz de modo a impedir que o ar escape junto ao olhos.

A DGS refere nas suas indicações que todas as máscaras devem ser usadas por um período máximo de 4h e que devem ser trocadas quando ficarem molhadas.

4.PAGAMENTO E DESCONTOS

As máscaras Sanavie podem ser adquiridas exclusivamente em www.sanavie.pt. Pode fazer a sua encomenda aqui.

Pode efetuar o pagamento através de MBWAY, PayPal e Transferência bancária.

Quando se comprem 5 ou mais máscaras será aplicado um desconto de 20% sobre o preço marcado no site da Sanavie.

Sim, deve contactar a Sanavie para obter a proposta mais adequada para a sua empresa. Peça o seu orçamento aqui.

5.ENVIO E DEVOLUÇÕES

ProdutoCTTPreçoEntrega
S.MaskNormal
Azul
€3,00*
€3,50*
5 dias
3 dias
S.Mask c/logoNormal
Azul
**
**
12 dias
14 dias
*Portugal Continental | **Consoante orçamento

Enviar e-mail para info@sanavie.pt para que seja corrigido o erro, com envio de novas máscaras ou devolução do dinheiro.

Nos casos em que se verifiquem erros nomeadamente, em que as máscaras recebidas pelo cliente não correspondam à encomenda, é possível a sua devolução. A recolha das máscaras ficará à responsabilidade da Sanavie, contudo, só é possível a devolução das máscaras com as embalagens intactas. 

Load More